Luís Montenegro avançou esta quinta-feira à noite que o governo está a preparar o regresso do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 a Portugal já em 2027.
O primeiro-ministro português fez este anúncio na Festa do Pontal, evento que marca a "reentré" do PSD após as férias.
"Uma das circunstâncias que mais contribui para a promoção desta região são os grandes eventos. Assegurámos a realização do MotoGP, a prova mãe do motociclismo a nível mundial para 2025 e 2026. E estou em condições de vos dizer que temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve no próximo ano, em 2027", começou por dizer.
O governante reconhece que receber o mundial de Fórmula 1 exige um elevado esforço financeiro, contudo, Montenegro acredita que o mesmo trará retorno imediato em termos financeiros, e indireto no que diz respeito à promoção do nosso país.
"Estes eventos implicam algum esforço financeiro por parte do governo, mas têm um retorno quer financeiro direto, quer indireto de promoção que valem, sinceramente, a pena", acrescentou.
A última vez que Portugal recebeu a F1 foi em maio 2021. Em plena pandemia, o "circo" da Fórmula 1 passou pelo Autódromo Internacional do Algarve, com Lewis Hamilton a vencer a corrida à frente de Max Verstappen e Valtteri Bottas.